TeraByte

Secretaria de Saúde realiza palestra com o tema A Importância da Segurança do Paciente nos Estabelecimentos de Saúde

Na palestra foram abordados os protocolos e núcleos de segurança do paciente a serem implementados nas Unidades de Saúde

por Weslley Raphael
18/04/2018 - 19h09

Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), realizou, no auditório do Bloco E, a palestra com o tema “A importância da segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde”.O encontro foi destinado aos profissionais de saúde, conselheiros municipais, usuários dos serviço, e estudantes de todos os cursos da área de saúde.

Durante a palestra, foram abordados vários temas sobre os protocolos e núcleos de segurança do paciente a serem implementados nas unidades de saúde municipais, além de reflexões sobre a importância das práticas de segurança do paciente para evitar erros e acidentes em situações diversas.

Para a especialista em saúde pública, enfermeira e Autoridade Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, a palestrante Taciana Souza, a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente e dos protocolos nos serviços de saúde contribuirá para a qualificação da assistência, reduzindo os riscos e a ocorrência de danos aos pacientes. “O monitoramento dos eventos adversos ocorridos nos estabelecimentos de saúde é de extrema importância para a definição de ações que sejam capazes de reduzir os riscos e, com isso, aumentar a qualidade da assistência prestada. É necessário que haja adesão por parte das direções dos serviços de saúde para que ocorra efetivamente a implantação dos Núcleos e dos Protocolos”, declara Taciana.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, a palestra trouxe contribuições importantes para a organização do Núcleo de Segurança do Paciente nas unidades de saúde municipais.“A experiência desenvolvida pela equipe do Hospital Regional Antônio Dias tem grandes avanços e,com o apoio da Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde vamos, a partir de agora, estabelecer uma troca de experiências que trará benefícios para as Unidades Básicas de Saúde(UBS) e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA),” ressalta Denise.

Segundo a enfermeira do Núcleo de Risco do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), Priscila Portes de Almeida, apresentar a experiência do HRAD no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSC)ajuda a evitar erros na avaliação do paciente. “Desde 2014, com a publicação e formalização do Núcleo de Segurança do Paciente, o hospital tem trabalhado com a vigilância, contribuindo nos protocolos e evitando erros nas avaliações”, afirma a enfermeira.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS