UNIPAM

Mais um ano sem a realização da nossa Festa Maior, a Fenamilho

O propósito da Diretoria Executiva é oferecer a estes parceiros, fiéis do evento, que compraram seus passaportes em 2020, algo especial

por Weslley Raphael
10/05/2021 - 12h05

Mais um ano sem a realização da nossa Festa Maior, a Fenamilho

Realizada na cidade de Patos de Minas desde 1959, a Festa Nacional do Milho é o maior evento agropecuário do Estado mineiro. Em seus 62 anos de história, a festa representa a rica cultura de gerações do povo patense, proporcionando experiências de diferentes manifestações culturais e artísticas. Rodeios, shows, leilões, exposições de animais e a tradicional coroação da Rainha do Milho são algumas das opções de entretenimento desta consagrada festa, que é uma celebração à riqueza da cultura sertaneja.

A Fenamilho já foi palco para artistas consagrados, mas nunca deixou de trazer oportunidades para novos talentos e artistas locais, proporcionando espaço para as mais diversas nuances da música brasileira e fortalecendo as diferentes culturas existentes no nosso país. Como resultado deste dinamismo, a cada edição da Fenamilho, Patos de Minas acolhe milhares de visitantes, pessoas de todos os cantos do país que vêm prestigiar as festividades e experienciar a hospitalidade mineira.

Em sua última edição, no ano de 2019, a festa reuniu mais de 200 mil pessoas, vindas de todos os cantos do país, tornando a Fenamilho um fator de grande influência no movimento dos setores de comércio e serviços de toda a região.

A chegada da pandemia da COVID-19 fez com que o mundo parasse. O isolamento social é uma das principais medidas adotadas para conter aglomerações de pessoas e evitar a proliferação do novo Coronavírus. Por isso, diversos eventos foram adiados no país, assim como as edições de 2020 e 2021 da Fenamilho. Além de toda perda cultural causada pela imposição do vírus com a não realização do evento, o comércio e a prestação de serviços locais também foram afetados.

Segundo a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas (SPRPM), Jane Campos, o propósito da instituição em voltar com a Fenamilho em 2022 “com força total” é oferecer à população um afago no meio de tantas coisas ruins. "Além de toda questão econômica, importantíssima para a cidade, as pessoas precisam de alegria, entretenimento e nós faremos de tudo para oferecer isso com a maior qualidade e segurança possível", afirma a presidente.

Outro ponto de bastante interesse da população, sobre a Fenamilho, diz respeito aos passaportes que foram vendidos em 2020 (antes do início da pandemia). A atual gestão do SPRPM tem deliberado muito sobre o assunto e conduzirá esta questão com muito respeito e carinho obedecendo aos ditames da Lei n° 14.046/2020, que trata sobre o adiamento dos eventos durante o período de pandemia. O propósito da Diretoria Executiva é oferecer a estes parceiros, fiéis do evento, que compraram seus passaportes em 2020, algo especial.

Com esperança de dias melhores, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas se prepara para realizar uma grande Fenamilho em 2022. Para o ano que vem, espera-se uma festa ainda mais grandiosa, onde os patenses e todos que vêm de outras regiões tenham a oportunidade de vivenciar todas as experiências que esta consagrada festa tem a oferecer. O propósito da atual administração do Sindicato é fazer uma Fenamilho especial, que resgate os valores tradicionais da festa e que vá de encontro às expectativas do público. A grade de shows começa a ser estudada, assim como projetos e ações paralelas que também acontecerão durante o evento.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

 

Fonte: : ASCOM SPRPM.

OUTRAS NOTÍCIAS