Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Cerca de 12 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Patos de Minas até o momento

No primeiro dia de vacinação, na segunda-feira (23), aproximadamente sete mil pessoas do grupo prioritário desta etapa receberam a vacina contra a gripe

por Weslley Raphael
28/03/2020 - 09h38

Idosos e profissionais de saúde de Patos de Minas têm atendido ao chamado para a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta sexta-feira (27), durante o segundo dia com disponibilização de vacinas na cidade, as cerca de cinco mil doses disponíveis foram esgotadas já nas primeiras horas da manhã. O atendimento aconteceu pelo método tradicional em 16 unidades básicas de saúde (UBS) e pelo sistema drive thru em outros quatro pontos. No primeiro dia de vacinação, na segunda-feira (23), aproximadamente sete mil pessoas do grupo prioritário desta etapa receberam a vacina contra a gripe.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a quantidade de vacinas enviadas até o momento pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é insuficiente para atender toda a população local de idosos e profissionais de saúde. Juntos, esses dois grupos somam aproximadamente 30 mil pessoas: cerca de 23.600 são maiores de 60 anos, o que representa 15% da população de Patos de Minas. "Diante desses números e do total de vacinas direcionadas ao município a cada remessa, é natural que não consigamos vacinar todos que procuram as unidades num só dia", esclarece a diretora do setor, Elizaine Bicalho.

A secretária municipal de Saúde, Denise Fonseca, já explicou em outras oportunidades que a SES envia os lotes de vacina gradualmente durante toda a campanha, que este ano seguirá até 22 de maio. "Até essa data serão 17 remessas, ou seja, a população não precisa se desesperar caso não consiga se vacinar neste momento. Conforme as doses forem chegando, vamos comunicar a retomada do atendimento até contemplar todos que compõem os grupos prioritários das três fases da campanha", esclarece, acrescentando: "É muito importante que nesta primeira etapa só se dirijam às UBS maiores de 60 anos e profissionais de saúde que não tenham acesso à vacina em seus locais de trabalho".

Nova data - A Secretaria de Saúde organiza para quinta-feira, 2 de abril, o próximo dia de vacinação contra a influenza. Para essa data serão disponibilizadas 4.900 doses, as quais serão distribuídas para pontos na área urbana e para as quatro equipes volantes que percorrem a zona rural. Sabendo que esse quantitativo novamente não será suficiente para suprir a demanda, a pasta adotará nova estratégia de modo a evitar que as pessoas se desloquem desnecessariamente às unidades.

Conforme os responsáveis pela vacinação, serão distribuídas senhas nas UBS no dia anterior ao atendimento, ou seja, na quarta-feira (1). É necessário estar atento às seguintes regras:

- a senha não precisa ser retirada por quem será vacinado no dia seguinte, mas quem for buscá-la deve, obrigatoriamente, portar documento (ou cópia) de quem receberá a dose;

- as senhas serão limitadas a duas por pessoa (a ideia é permitir que filhos, por exemplo, retirem para pai e mãe idosos);

- o idoso deve comparecer na UBS com senha e documento pessoal em mãos; já o profissional de saúde precisa apresentar senha e comprovante de vínculo empregatício.

- para os pontos de vacinação no sistema drive thru, as senhas serão distribuídas na quinta-feira, em quantidade igual ao número de doses disponíveis. Funcionarão nesse modelo: UBS Ipanema e pontos extras no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS) e no Pátio Central Shopping.

O horário para retirada de senha nas UBS e o horário de início da vacinação em cada unidade serão divulgados na próxima semana. Vale ressaltar que não é necessário enfrentar filas de madrugada para assegurar senha ou vacinação. As doses são graduais, mas todos que integram os grupos prioritários vão recebê-las.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS