Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

138ª Festa de Nossa Senhora de Piedade da cidade de Lagoa Formosa tem início no dia 30 de Agosto

A primeira acontecerá ás 04h00 e a última as 19h00.

por Weslley Raphael
18/08/2017 - 11h32

Tem início na quarta-feira (30/08) a tradicional festa em Louvor a nossa Senhora da Piedade, em Lagoa Formosa. As comemorações da padroeira do município completam em 2017 cento e trinta e nove anos. Até o dia 08 de Setembro várias atrações religiosas estarão acontecendo no município. As barracas para receberem os festeiros serão montadas na Praça Nossa Senhora da Piedade como é de costume há vários anos. No domingo (03/09) acontece a chegada dos romeiros na Igreja Matriz a partir da meia noite, sendo que no dia serão celebradas 04 (quatro) missas. A primeira acontecerá ás 04h00 e a última as 19h00.

De acordo com informações do Pároco de Lagoa Formosa, Padre Hemerson Rubens, neste ano de 2017, a igreja irá receber os fieis a partir da meia noite no dia 03 de setembro, para que os romeiros que saírem de suas localidades e residências possam fazer suas preces e seus agradecimentos, assim que chegarem á cidade. A maioria dos devotos costuma começar a caminhada, saindo da porta da Igreja Matriz em Patos de Minas pontualmente á meia noite. Segundo o Pároco, milhares de pessoas estão sendo esperadas nos dias do evento para confraternizarem na festa religiosa mais importante para os moradores do município.

Padre Hemerson conta ainda que todos os dias haverá movimentação de barraquinhas, músicas, leilões e várias outras atrações. Ele ressalta que a missa das 19h00 do dia 08 de Setembro será celebrada na porta da Igreja. Além dele, os padres Edson Nogueira, Antônio Carlos Paiva, James Deam Caetano, Eduardo Resende Santos, Roberto Cristino de Oliveira, Sebastião Paulino da Silva, Mons. José Magno do Nascimento, Frei Adilson Vaz Donderi e Antônio Honorato, estarão participando das celebrações em comemoração a festa em Louvor a Nossa Senhora da Piedade.
 
VEJA ABAIXO A HISTÓRIA DA PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE:

Os primeiros cultos religiosos eram realizados na Casa de Oração de Manoel Felipe Fernandes Canêdo, pelo vigário da então freguesia Pe. Cândido da Rocha Camacho. Com o crescimento do lugarejo, os habitantes resolveram construir a Igreja de Nossa Senhora da Piedade (não se sabe ao certo a data). Escolhido o local, uma pequena planície onde hoje se ergue a matriz da cidade, bem defronte a lagoa, começava o trabalho. Coube ao Capitão Manoel Fernandes Canêdo começar a construção do que chamamos “igreja velha”. Era uma arquitetura historicamente belíssima, em estilo bem da época, com portas enormes e janelas que mais pareciam portas, saindo do coro para a praça.A conclusão coube a João Batista Coelho. Bem a frente a “igreja velha“, no ano de 1866, ergue-se o Cruzeiro, marco da religiosidade do povo lagoense. Ficou no lugar durante 99 anos, caiu no dia 13 de junho de 1965, sob o olhar do então vigário Frei Francisco Maria de Uberaba.

No ano de 1957, homens idealistas e corajosos juntamente com o vigário da época, Frei Joaquim de Gangi, erguem sobre a nossa modesta porém belíssima igreja velha, a atual igreja Matriz. A Matriz de Nossa Senhora da Piedade fora construída sobre a sua antecessora no local e ela ocupava apenas o presbitério da igreja atual. A demolição não fora apenas para desobstruir o local. Muito se aproveitou da igreja velha. O sino até hoje é o mesmo que o “Sr. Rimualdo” adquiriu por 12.000.000 de cruzeiros. O altar de mármore fora colocado em 29 de agosto de 1963, o vigário era Frei Francisco Maria de Uberaba.

Os bancos foram colocados em 15 de agosto de 1966, quando o vigário era Frei Rafael. O relógio da matriz, sonho dos paroquianos, foi instalado no dia 13 de março de 1967 e começou a funcionar no dia 22 de março de 1967, às 14 horas, sob a coordenação do religioso que aqui habitava, Frei Marcos. Em 1968, Frei Conrado e Frei Marcos conseguiram o primeiro aparelho de som para a igreja, que foi instalado entre 15 e 22 janeiro de 1968.

Com o passar dos anos a Matriz precisou de várias reformas em suas estruturas, sendo a última realizada, pelo então pároco Pe. Vanderci Ataide Santana no ano de 1997 até ao ano de 2000. Foi uma reforma completa, com pinturas, troca do gesso, troca de telhado, troca de vidros das janelas e portas que estavam quebrados, pinturas dos anjos das pilastras e dos Sacramentos no altar e restauração da Imagem de Nossa Senhora da Piedade.

A matriz testemunhou dentre outras cerimônias importantes, a primeira missa do Padre Moreira (hoje Dom Moreira) filho ilustre de Lagoa Formosa, Seguia-se assim uma corrente que começava alguns anos antes com o Padre Mundim, e depois, em 3 de outubro de 1971, com o Padre Dercílio e depois, com Frei Tibúrcio, Frei Ildeu, Frei Zacarias, Padre Maurino, Frei Antônio Geraldo, Frei Sebastião e Padre Sebastião Braga, Pe. Edson José Nogueira.

A padroeira de Lagoa Formosa é Nossa Senhora da Piedade, deste que era um pequeno vilarejo, não se tem uma data certa da sua primeira festa, mas acredita que seja no ano de 1856. No início era somente a reza do terço, nos dias de novenas, a Celebração da Santa Missa ocorria somente no dia da festa, pois o Padre tinha que vir de outras comunidades, havia também a procissão logo após a celebração.

Com o passar dos anos a comunidade foi crescendo e junto com ela a Festa em Louvor a Nossa Senhora da Piedade, hoje ela é uma das maiores festas religiosas da Diocese de Patos de Minas, conta com várias atrações no parque da festa como: barracas, bingos, parque de diversão, leilões, almoço, na Matriz celebra-se as novenas com participação de todas as comunidades rurais e também com muitos romeiros vindos de várias partes do estado. No dia da Festa logo dia manhãzinha a alvorada, segue uma intensa programação que encerra - se com a Celebração da Santa Missa e logo após a procissão que reúne milhares de fiéis.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM Câmara de Lagoa Formosa.

OUTRAS NOTÍCIAS