Patos em Destaque Whats

Ponte do Arco é liberada após nível do Rio Paranaíba baixar

Mesmo sem água, tráfego permaneceu interditado na manhã deste sábado (15), mas foi liberado após vistoria

por Weslley Raphael
17/01/2022 - 10h34

Ponte do Arco é liberada após nível do Rio Paranaíba baixar Ponte do Arco sobre o Rio Paranaíba antes da água atingir vigas em Patos de Minas - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A Ponte do Arco, em Patos de Minas, foi liberada para o tráfego na tarde deste sábado (15) após ficar mais de 4 dias interditada devido à cheia do Rio Paranaíba. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, 436 pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas, sendo 354 adultos e 82 crianças.

As centenas de pessoas atingidas pela alta no nível do Rio Paranaíba, que chegou a ficar a mais de 12 metros acima do normal, e do Córrego do Monjolo seguem recebendo suporte através dos órgãos e doações, além de orientação sanitária e das condições de saúde, já que os casos de síndromes gripais também crescem na cidade.

Com o contexto da pandemia, a Prefeitura decidiu incluir as máscaras de proteção facial como um dos itens de maior necessidade de arrecadação na campanha.

Liberação da ponte

Mesmo sem estar alagada, a Ponte do Arco sobre o Rio Paranaíba permaneceu interditada na manhã deste sábado. Em comunicado publicado às 11h, a Prefeitura informou que a estrutura precisaria passar por vistoria específica antes do trânsito ser liberado.

No entanto, um novo comunicado foi publicado às 15h45 informando que a ponte estava liberada para o tráfego. O Município lembrou que veículos com peso superior a 15 toneladas é permanentemente proibido.

A Ponte do Arco, localizada na Avenida Joaquim Fubá, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, foi interditada na terça-feira (11) após a água do Rio Paranaíba entrar em contato com as vigas da estrutura.

Volta pra casa

Neste sábado, a Defesa Civil de Patos de Minas e as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, solicitaram calma e compreensão para as 436 pessoas desabrigadas ou desalojadas para voltarem para casa, pois assim como a ponte, as residências devem ter a estrutura avaliada.

Além disso, segundo a Prefeitura, é preciso que as casas sejam higienizadas. O município auxiliará todos na limpeza.

Chuvas em Patos de Minas

Além dos prejuízos materiais, os moradores de Patos de Minas também enfrentaram dificuldades com as inundações. Em alguns dos casos, o nível do rio subiu rapidamente e atingiu os locais de forma inesperada.

Na quinta-feira (13), o governador Romeu Zema (Novo) reconheceu o estado de emergência em Patos de Minas e em outras cidades da região, como Presidente Olegário e São Gotardo. A oficialização ocorreu com a publicação de um decreto no Diário Oficial.

Central de Atendimento

Para orientar as famílias, a Administração Municipal criou a Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (Casve), que é composta por coordenadora, assistentes sociais e psicólogas e oferece apoio psicossocial para quem foi afetado. Segundo a Prefeitura, o trabalho consiste em levantar as demandas, identificar a vulnerabilidade, orientar, colher, além de outros serviços.

Entre as questões analisadas estão a insegurança alimentar, documentação civil, benefícios eventuais e outras demandas. Quem busca o atendimento pode entrar em contato através do número (34) 3822-9740, das 7h às 18h.

Campanha

Para amenizar os problemas causados pelas chuvas na população, a campanha "Patos Solidária", é realizada na cidade. Todo o valor será destinado para as vítimas das chuvas na cidade.

A iniciativa busca arrecadar produtos - como água, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e de limpeza, roupas de cama, cobertores e colchões - para o abastecimento do Centro de Arrecadação de Ajuda Humanitária Permanente (CAAHP) da cidade.

As doações podem ser entregues em pontos espalhados pelo município. Veja na lista abaixo:

- Secretaria de Desenvolvimento Social (Cristavo);

- Procon e Secretaria Municipal de Educação;

- Sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Céu Azul;

- Sede do 12º Batalhão dos Bombeiros, no Bairro Jardim Paulistano

Além disso, também são aceitas contribuições em dinheiro, que podem ser feitas pela chave PIX [email protected].

Orientações

Confira abaixo as orientações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em caso de chuva forte:

- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja as orientações dos bombeiros:

- mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas;

- procure abrigo em local alto e seco;

- na iminência de inundações, ou havendo infiltrações, rachaduras, barulhos estranhos, abandone a residência;

- no trânsito durante as chuvas, programe bem a rota, evite passar por áreas alagadas;

- não pare carro próximo de postes ou árvores;

- dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 

Fonte: : g1 Triângulo e Alto Paranaíba

OUTRAS NOTÍCIAS