Patos em Destaque
Unipam

SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UPA

Profissionais da unidade recebem capacitação este mês para que a metodologia possa ser implementada nos atendimentos realizados

WESLLEY RAPHAEL
SEGUNDA-FEIRA, 16/11/2020
Secretaria de Saúde implanta Sistematização da Assistência de Enfermagem na UPA

Com o objetivo de otimizar o serviço prestado pelos profissionais de enfermagem da UPA, a Secretaria Municipal de Saúde vai implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na unidade. Para viabilizar a implementação dessa metodologia, 18 enfermeiros da instituição participaram, no último dia 7, da primeira etapa de treinamento. A responsável técnica pela equipe de enfermagem da UPA, Marilene Rivany Nunes, e os enfermeiros Elcimar dos Reis Caixeta, Lorrane Laisla de Oliveira Souza e Adriana Cristina Santana ministraram a capacitação, que tem continuidade no dia 29 deste mês.

Segundo Marilene Nunes, “a organização da assistência e a gerência do cuidado são muito importantes para garantir que o atendimento seja mais eficiente. A SAE, nesse contexto, é a ferramenta que fornecerá subsídios para que o serviço de saúde prestado à população ganhe em qualidade”. A enfermeira também informou que os treinamentos têm enfoque teórico e prático e que, no total, 20 profissionais serão capacitados.

O que é a SAE – Metodologia que organiza a prestação de assistência de enfermagem aos pacientes, a SAE tem o objetivo de garantir precisão e qualidade no atendimento. Por meio dela, é feito planejamento do trabalho da equipe e dos instrumentos a serem utilizados conforme cada procedimento que será realizado. A ferramenta funciona em cinco etapas: entrevista, exame físico, diagnóstico de enfermagem, implementação e avaliação. Essas fases, relacionadas entre si e interdependentes, auxiliam o profissional a analisar informações sobre o paciente para a tomada de decisão sobre o procedimento clínico assistencial a ser utilizado. 

Formação continuada – Além de preparação para implantar a SAE, os profissionais da UPA passam por treinamentos para ECG (eletrocardiograma) e de aspiração e fisioterapia. Todos os 110 colaboradores da unidade, entre eles auxiliares, técnicos e enfermeiros, estão participando do aprimoramento que acontece com a parceria do curso de Enfermagem do Unipam. “As atividades foram organizadas em datas e horários diversos para atender a todos os nossos colaboradores”, informou Marilene Nunes, acrescentado: “Nossa meta é treinar 100% dos profissionais.”

Quanto ao treinamento de aspiração e fisioterapia, aconteceram capacitações na última quinta-feira (12), de manhã, à tarde e à noite. Ainda serão realizados treinamentos em mais duas datas: 18 e 22 de novembro. Júlia de Fátima Martins Pereira, Marcela Pereira Marinho Silva e Vinícius Biulchi dos Santos, fisioterapeutas da UPA, estão ministrando o curso aos demais profissionais da unidade. 

Para a responsável técnica pela equipe de enfermagem, “o treinamento possibilita a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências que visam melhorar o processo de cuidado integral e humanizado dos usuários da Unidade de Pronto Atendimento. Além disso, propicia segurança aos profissionais da UPA na realização dos procedimentos.” Marilene ainda ressaltou o apoio da Diretoria de Atenção Básica, sob coordenação de Raquel Lopes, para que os treinamentos pudessem acontecer.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es