UNIPAM

Queda de doações de sangue durante a pandemia preocupa o Hemominas

O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde e ter idade entre 16 e 69 anos e pesar mais que 50 quilos

por Weslley Raphael
04/03/2021 - 12h02

Queda de doações de sangue durante a pandemia preocupa o Hemominas Núcleo Regional Fundação Hemominas de Patos

O Núcleo Regional Fundação Hemominas está com luz de ‘alerta’ acesa por conta da queda na quantidade de doações de sangue durante a pandemia. O fato deve-se a vários fatores além da quarentena, que mantém as pessoas mais tempo dentro de casa.

Além da diminuição nas doações é o fator observado: o aumento na demanda de bolsas de sangue para pacientes que necessitam de transfusão durante diversos tratamentos. A unidade da Hemominas em Patos de Minas está localizada na Rua Major Gote, 1255, Bairro Centro. 

Para doar sangue:

Estado geral

O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde e ter idade entre 16 e 69 anos e pesar mais que 50 quilos.  Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta. Lembrando que a doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador. 

Alimentação


Para doar sangue o candidato não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. Lembre-se de ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois de realizar a doação.

Documentos


Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, Carteira de Identidade, carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação. Podem ser apresentados documentos digitais que possam ser verificados, desde que tenham assinatura para conferência.

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, acesse www.hemominas.mg.gov.br ou através do telefone 34 2106-2600

Hemonúcleo de Patos de Minas: (34) 2106-2600

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.


OUTRAS NOTÍCIAS