TeraByte

Parceria entre Prefeitura e Unipam possibilita a realização de ações em benefício da população

As ações de promoção à saúde são realizadas durante quatro manhãs por semana, ao longo de todo o ano

por Weslley Raphael
15/03/2018 - 17h45

Uma parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e a Associação dos Deficientes Visuais, tem possibilitado a realização de ações de promoção à saúde da população, que são realizadas através dos futuros profissionais de fisioterapia. 

As ações concentram-se no cuidados com a saúde, através de acompanhamento junto às famílias, construção de perfil sócio demográfico, visitas domiciliares, grupos de atividades de promoção à saúde como: grupo de idosos e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), grupo de crianças e adolescentes, grupo de senhoras acometidas, grupo de deficientes visuais (ADV) e estudos sobre Projeto Terapêutico Singular; genograma e ecomapa.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, as ações de promoção à saúde são aquelas que são voltadas ao cuidado com a saúde de indivíduos e coletividades, buscando o bem estar geral, a qualidade de vida e a prevenção de doenças. “Ações de promoção da saúde são aquelas que concedem autoridade às pessoas para que elas façam as suas escolhas em busca de uma vida melhor”, enfatizou Denise Fonseca.

Além disso, a secretária afirmou que essas ações, conjuntas com o curso de Fisioterapia, desenvolvem em conformidade com o que são prescritos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), habilidades e competências nos futuros profissionais que estão sendo formados, para que sejam capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desde a promoção até a reabilitação.

Durante quatro manhãs por semana, ao longo de todo o ano, um grupo de até seis alunos, supervisionados pela coordenadora do curso de Fisioterapia do Unipam, Roane Caetano de Faria, desenvolve diversas atividades com diferentes turmas na comunidade patense.

Denise Fonseca disse que o objetivo desta parceria é contribuir para a formação de fisioterapeutas capazes de utilizar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho da prática da integralidade da atenção à saúde do ser humano. “Eles conhecem as vulnerabilidades e os determinantes sociais de saúde e as possibilidades de abordagens e intervenções em diferentes formas de promoção de saúde e prevenção dos riscos de adoecimento”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde.

As atividades contam com a parceria de algumas equipes de saúde da família, do fisioterapeuta do NASF 1, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, da Associação dos Deficientes Visuais e da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz. Ainda existem outras parcerias com cursos do ensino superior do Unipam como: Psicologia, Arquitetura e Engenharia Ambiental.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS