Patos em Destaque Whats

Sindicato dos Produtores Rurais e Senar geram renda para paroquias com artesanato

O curso de artesanato com fibras naturais atendeu a paróquia de Santa Terezinha, no período de 10 a 14 de setembro.

por Weslley Raphael
18/09/2018 - 11h26

O Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Paróquia de Santa Terezinha, promoveu o curso gratuito de artesanato de fibras naturais, peças de papel artesanal, com carga horária de 40 horas.

O curso ocorreu no Salão Paroquial Santa Terezinha e contou com cerca de dez alunas, que por meio do artesanato, desenvolveram atividades que incentivam o empreendedorismo e o resgate cultural de tradições patenses.

Segundo o instrutor do Senar Romero do Amaral Duarte, o trabalho do curso é realizado por meio da extração ecológica de fibras regionais como a bananeira, taboa, palha e coqueiro, e além de agir de forma terapêutica, possibilita a obtenção de uma renda extra.

"Inicialmente é feito a colheita do tronco da bananeira e em seguida o papel é confeccionado e da origem a diversos objetos como caixas de presentes, luminárias, etc. A massa das fibras também é utilizada para a realização de esculturas, pratos e bandejas", explicou Romero.

No intuito de estimular o resgate histórico e cultura, a confecção de diversas peças em formato de pato foi uma das maneiras encontradas no curso para homenagear a ave que deu nome à cidade de Patos de Minas.

Para a artesã e aluna Cidinha Lima, o curso é importante pelo fato de simultaneamente unir pessoas, estimular a criatividade e resgatar a história da cidade "Além de trabalharmos nossas habilidades, mantemos viva a tradição de realizar artesanato com fibras naturais", ressaltou.

Outro aspecto relevante apontado pela artesã é a de que o curso auxilia na renda, pois os produtos confeccionados são vendidos nos eventos da igreja e o dinheiro é revertido na própria Paróquia de Santa Terezinha.

"Esta parceria é muito importante, pois entramos com o pessoal necessário para aprender e confeccionar, eles pagam o curso e nós complementamos com aquilo que o Senar não pode oferecer e ainda geramos renda para a paróquia", destacou Cidinha.

Cidinha ressaltou ainda que o sucesso do curso fez com que outras paróquias locais procurassem as artesãs para a ampliação do projeto, dentre elas as paróquias do Rosário e São Benedito.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação - Fenamilho.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS