UNIPAM

Funcionamento da UAITEC em Patos de Minas é tema de reunião na Câmara Municipal

Possível mudança de endereço, cursos ofertados e principais usuários da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais foram os assuntos em destaque.

por Weslley Raphael
10/12/2018 - 15h36

O atual funcionamento da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) em Patos de Minas foi a pauta da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – CECTEL, realizada na tarde desta quarta-feira (05/12), no plenarinho da Câmara Municipal.

Presidida pelo Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, membro da Comissão, a reunião também contou com a presença dos parlamentares João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, suplentes da CECTEL, bem como de servidores e assessores da Casa. O Poder Executivo Municipal esteve representado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Eurípedes Donizete, e a UAITEC pela Coordenadora Geral Kerli Cristina Ribeiro e pela Agente Educacional Isabella Boreli Silva.  

De acordo com o Vereador Braz Paulo, a iniciativa da reunião surgiu a partir de questionamento de cidadão sobre a possível mudança de endereço da UAITEC para outro local do Município e sobre outras questões inerentes à universidade. A fim de averiguar a situação, o parlamentar convidou os principais envolvidos para prestar os esclarecimentos necessários. 

Segundo as representantes da UAITEC, a universidade no município é polo, sendo mantida por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. Sendo assim, visando à economia de gastos, cogitou-se a possibilidade de mudança de endereço para um imóvel pertencente ao Município, já que o valor gasto atualmente com aluguel é de R$ 2.700,00 mensal.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Eurípedes Donizete, confirmou que está prevista a mudança de endereço para um imóvel da Prefeitura, entretanto, afirmou que o local escolhido será reformado e devidamente preparado para comportar toda a estrutura técnica e de pessoal da Universidade. Segundo o Secretário, durante a mudança, que ainda não tem data prevista para ser iniciada, nenhum serviço ou funcionamento da universidade será prejudicado, permanecendo com as atividades normais.

Na ocasião, as representantes da UAITEC, Kerli Cristina e Isabell Boreli Silva reafirmaram que a universidade não fechará as portas, aproveitando a oportunidade para reforçar o quanto o serviço prestado é significativo para o município e região.

De acordo com as servidoras, a UAITEC, em Patos de Minas, está localizada na Rua Canadá, 454, Bairro Boa Vista, visando ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional para públicos variados. Só em 2018, ofereceu gratuitamente 92 videoconferências, atendendo uma média de 2000 pessoas; 25 treinamentos; 68 reuniões da Prefeitura; e 49 atendimentos aos encaminhados pelo CREAS.  Atualmente, são oferecidos cursos de tecnologia da informação; cursos de idiomas e diversos cursos online, numa estrutura com 2 laboratórios de informática, 2 salas de videoconferência com lousa digital, 1 sala de CPD e uma sala administrativa.

Como o assunto levantou inúmeras dúvidas e aspectos de relevante interesse coletivo, os Vereadores presentes convidaram as representantes da UAITEC bem como o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social para discorrer sobre aspectos pedagógicos e técnicos da Universidade, na tribuna livre da reunião ordinária desta quinta-feira, 6 de dezembro, com início às 14 horas. A referida plenária também será transmitida ao vivo pelo Facebook.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS