FPM

Iniciado projeto para revitalizar ponte sobre o Córrego Chumbo-Lajeado

Em visita técnica ao local, equipe da Secretaria de Obras Públicas diagnosticou medidas necessárias para adequar a estrutura e deixá-la mais segura

por Weslley Raphael
21/01/2021 - 13h33

A Secretaria Municipal de Obras Públicas começou a trabalhar para atender a uma antiga demanda da comunidade rural de Patos de Minas: a revitalização da ponte sobre o Córrego Chumbo-Lajeado, no distrito de Major Porto. Uma equipe técnica, coordenada pelo titular da pasta, esteve no local no início da semana e constatou quais medidas precisam ser tomadas para recuperá-la. Agora os profissionais envolvidos estão elaborando o projeto detalhado da obra, etapa que antecede a execução. 

Durante a visita técnica, a equipe diagnosticou, por exemplo, a necessidade de adequar a parte superior da estrutura para permitir a passagem de veículos altos sem causar danos. “No Plano de Revitalização Estrutural da Ponte do Chumbo-Lajeado constará a execução de um sistema de proteção contra a ação do vento e colocação das barras de ligação na parte superior. Para esta etapa, será aplicada uma peça contínua de madeira para deixá-la mais alta”, explicou o diretor de Obras Terceirizadas, Eduardo Pains de Morais. 

Segundo o secretário de Obras Públicas será necessário também nivelar a ponte, movimentada-a lateralmente com o intuito de retorná-la à sua posição inicial. “Atualmente ela está fora do prumo, e isso vem causando esforços indesejáveis e danos à estrutura existente”, disse Paulo Henrique Fernandes Caixeta, acrescentando que os esforços são para iniciar a revitalização o mais breve possível. 

Sobre a passagem – A ponte sobre o Córrego Chumbo-Lajeado interliga os distritos de Major Porto e Bom Sucesso e liga as duas localidades a diversas comunidades, como Horizonte Alegre, Santa Maria e Chapadão dos Tavares. Construída na primeira metade do século XX, a estrutura é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural desde 2003. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS