TeraByte

Membros da CLJR e CFOT analisam projetos em tramitação na Casa Legislativa

O repasse tem o intuito de cobrir as despesas com recursos materiais destinados a atividades educativas para o Projeto Viva Cristavo

por Weslley Raphael
28/05/2019 - 17h52

Os membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação – CLJR e da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos – CFOT se reuniram na tarde dessa segunda-feira (27/05), no plenarinho, para analisarem a constitucionalidade, a legalidade e o mérito dos projetos de lei que estão em trâmite na Câmara Municipalde Patos de Minas.

Na ocasião, estavam presentes os vereadores Vicente de Paula Sousa – presidente da Casa Legislativa, Nivaldo Tavares dos Santos, Mauri Sérgio Rodrigues (Mauri da JL), João Batista Gonçalves (Cabo Batista), Isaías Martins de Oliveira, Otaviano Marques de Amorim e Francisco Carlos Frechiani (Chico Frechiani).

Diversas matérias foram analisadas, dentre elas, o Projeto de Lei de n° 4917/2019, de autoria do Executivo Municipal, que “Altera o Anexo I da Lei n° 7700, de 26 de dezembro de 2018, ao tempo em que autoriza a suplementação de crédito orçamentário que menciona”. A matéria visa efetuar repasses financeiros àsentidades educacionais, como a Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM. O repasse tem o intuito de cobrir as despesas com recursos materiais destinados a atividades educativas para o Projeto Viva Cristavo.

Foi analisado também pela CLJR o Projeto de Lei Complementar de n° 786/2019, de autoria do vereador João Batista Gonçalves (Cabo Batista), que “acrescenta o inciso XXVIII ao Art. 3° da Lei Complementar n° 588, de 15 de Abril de 2019, que Dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação.” De acordo com o autor da matéria, a proposição “tem o objetivo de acrescentar dispositivo à Lei Complementar nº 588, de 15 de abril de 2019, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo para o caso de fechamento de escola rural, nos termos do art. 28, parágrafo único da Lei nº 9.394/96”.

Várias matérias foram objeto de análise pela CFOT, dentre elas, o Projeto de Lei Complementar de n° 787/2019, de autoria do vereador Nivaldo Tavares dos Santos, que “Altera a redação do capítulo 4° do art. 11 da Lei Complementar n° 063, de 30 de dezembro de 1997, que Dispõe sobre o imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e dá outras providências”. A matéria visa à não exigência da obrigatoriedade da construção de muros em lotes vagos, sugerindo, apenas, o cercamento da área. O autor defende a matéria, justificando que, caso o morador necessite construir no local, poderá ter um custo adicional com a demolição do muro. Além disso, ainda de acordo com o autor, a medida garante maior segurança aos moradores, tendo em vista que existem muitos lotes murados, que não são mantidos limpos, e, nesses casos, o próprio muro acaba encobrindo a sujeira interna, o que facilita a ação de criminosos.

Outra matéria legislativa analisada feita pela CFOT foi do Projeto de Lei de n° 4901/2019, de autoria do Executivo Municipal, que “Altera o Anexo I da Lei n° 7700, de 26 de dezembro de 2018, ao tempo em que autoriza a suplementação de crédito orçamentário que menciona”. O autor justifica que o referido projeto de lei visa àalteração do Anexo I da Lei nº 7.700, de 26 de dezembro de 2018, que autoriza o Executivo a efetuar repasses financeiros às entidades, para adequação da lei objetivando possibilitar o repasse de recursos públicos vinculados à Fundação Educacional Alto Médio São Francisco – FUNAM, dentro do Programa Rede Cegonha. O autor registra, ainda, que as receitas são oriundas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e do Ministério da Saúde.

Os projetos de lei analisados em ambas as reuniões serão pautados para a próxima Reunião Ordinária, que acontece nesta quinta-feira (30/05), a partir das 14 horas. A população é convidada a acompanhar os trabalhos e, assim, participar da agenda política do Município.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS