UNIPAM

Núcleo Gestor da Revisão do Plano Diretor realiza segunda reunião

Mobilização, sensibilização, diagnósticos, proposições e audiências públicas, dentre outros temas, foram discutidos na ocasião.

por Weslley Raphael
14/03/2018 - 11h39

Núcleo Gestor da Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas esteve reunido na segunda-feira (12/03), às 14 horas, no prédio da Prefeitura Municipal. O convite para a reunião partiu do Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, Júlio Cézar de Castro Fonseca.

Os trabalhos foram conduzidos pelo arquiteto e coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Rodrigues, que fez uma apresentação dos pontos atacados até agora. Confira a seguir:

Mobilização e sensibilização

- Já estão em atividade, desde fevereiro, os grupos de mobilização, bem os trabalhos de formatação e produção do material de mídia, por parte da Prefeitura Municipal, com o objetivo de alcançar a sensibilização geral; como também estão sendo realizadas mobilização e capacitação comunitária, e ainda as reuniões do Núcleo Gestor para apresentação dos trabalhos desenvolvidos; o prazo vai até o dia 21 de abril. As postagens do andamento dos trabalhos, conforme previsto, estão sendo feitas na página da web e nos grupos de WhatsApp, e deverão continuar até a aprovação do Projeto de Lei que trata da revisão do Plano Diretor. Quanto às audiências, estas estão previstas para o período de 29 de abril a 30 de junho, e a compilação de dados entre 8 e 14 de julho.

Diagnósticos e proposições

- Leitura técnica, em desenvolvimento, com prazo até 28 de abril; leitura comunitária, de 29 de abril a 7 de julho, com a cidade dividida em 9 regiões e os distritos em 7; compilação de dados, de 8 a 14 de julho; diretrizes e proposições, análises setoriais, comparativos de dados e projeções e proposições, no período de 15 de julho a 4 de agosto; validação das propostas, audiência com os grupos gestores dos eixos temáticos e audiências públicas, de 5 a 18 de agosto, com locais já definidos, mas ainda sem confirmação de datas e horários.

Lei do Plano Diretor Participativo

- Redação do Projeto de Lei, elaboração, revisão e redação final, de 19 de agosto a 1º de setembro; reuniões plenárias        para discussão e aprovação do projeto de lei, de 2 a 15 de setembro; Lei do Plano Diretor Participativo, de 16 a 29 de setembro de 2018.

O coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Rodrigues, explicou sobre o andamento dos trabalhos de diagnóstico, dizendo que ainda faltam muitos dados para que se tenha um levantamento completo das necessidades atuais das áreas urbana e rural do Município. Marcelo observou que a falta do georreferenciamento, oriunda da dificuldade atual de financiamento por parte dos bancos públicos, desfavorece o ritmo mais ágil de obtenção do diagnóstico.

Algumas dúvidas foram esclarecidas durante a reunião, inclusive sobre a interferência ou não da Lei Eleitoral. O Procurador-Geral do Município, Jadir Souto Ferreira, esclareceu que, à luz da legislação, não há impedimento, desde que o processo de discussão não sofra ingerência de partidos políticos ou de possíveis candidatos.

O Vereador Nivaldo Tavares dos Santos participou da reunião, juntamente com o Assessor de Comunicação do Legislativo, José Afonso da Silva, e do Assessor Parlamentar do Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, Vicente Antônio Batista Fonseca.

A próxima reunião do Núcleo Gestor da Revisão do Plano Diretor ficou marcada para o dia 26 de março, às 14 horas, na Câmara Municipal de Patos de Minas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS