Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Semed realiza no sábado eleição de diretor escolar e coordenador de CMEI

Para validar o pleito, no mínimo 20% do colégio eleitoral cadastrado deve comparecer à votação

por Weslley Raphael
26/11/2020 - 17h35

Para garantir o preceito constitucional de gestão democrática das instituições de ensino, serão realizadas, no próximo sábado (28), as eleições de diretores e vice-diretores de escolas municipais e de coordenadores de CMEIs. Ao todo são 21 chapas inscritas, com realização do processo em 14 escolas e em sete centros de educação infantil. Conforme definido nas leis complementares 381 e 553, a eleição acontece a cada dois anos, podendo concorrer à direção e à coordenação servidores estáveis do quadro de profissionais da rede municipal de ensino.

Conforme definido no Decreto 4.909/2020, publicado no Diário Oficial do Município em 25 de setembro, a escolha dos gestores será de forma direta pela comunidade escolar, a qual é constituída por servidores da instituição de ensino; pai, mãe ou responsável por aluno menor de 14 anos; e alunos com idade a partir de 14 anos completos. A norma determina ainda que cada eleitor tem direito a um único voto e que, no momento da votação, deve ser apresentado documento de identificação com foto.

É importante ressaltar que, embora haja apenas uma chapa inscrita nas instituições onde ocorrerá o pleito, há obrigatoriedade de realização do processo. Além disso, para que a votação seja considerada válida, no mínimo 20% do colégio eleitoral cadastrado deve votar, não estando incluídos nesse cômputo votos brancos e nulos. Também é necessário chamar atenção para o fato de que a chapa concorrente só será considerada eleita caso obtenha maioria simples dos votos válidos, ou seja, 50% mais um.

A presidente da Comissão Eleitoral Central, Denise Barros, destacou a relevância do pleito para garantir o processo democrático da gestão das escolas municipais e CMEIs. “A participação da comunidade escolar na escolha de seus gestores permite maior autonomia das instituições, além de respeitar as características próprias de cada escola ou centro de educação infantil”, disse a presidente. Ela ainda informou que, devido ao atual contexto de pandemia, todas as medidas preventivas de enfrentamento à Covid-19 serão rigorosamente seguidas.  

“As equipes que conduzem o processo eleitoral estão orientadas quanto às condutas permitidas no dia da votação. Todas as medidas necessárias para evitar aglomerações e para que a eleição ocorra de forma tranquila estão sendo tomadas. Vale reforçar que o uso da máscara facial é obrigatório, portanto ela  deve ser utilizada por todas as pessoas que adentrarem as instituições de ensino e enquanto permanecerem no local”, destacou Denise.  

Horário de votação – As escolas e CMEIs possuem horário já definido para a realização da eleição no sábado, e cada unidade de ensino ficou responsável pela divulgação desse horário. Confira a seguir os horários de cada instituição.

 

 

 

Escolas

Horário da votação

E.M. Abdias Caldeira Brant

Das 8h às 12h

E.M. Cônego Getúlio

Das 8h às 13h

E.M. Delfim Moreira

Das 9h às 15h

E.M. Gino André Barbosa

Das 9h às 14h

E.M. João Gualberto A. Junior

Das 9h às 13h

E.M. José Paulo de Amorim

Das 9h às 13h

E.M. Major Augusto Porto

Das 9h às 14h

E.M. Frei Leopoldo

Das 9h às 15h

E.M. Norma Borges Beluco

Das 9h às 15h

E.M. Maria Inez R. de Q. Rodrigues

Das 9h às 15h

E. M. Pref. Jacques C. da Costa

Das 9h às 15h

E.M. Prof. Aristides Memória

Das 9h às 15h

E.M. Profª Madalena Maria de Melo

Das 9h às 15h

E.M. Profª Marluce Martins de Oliveira Scher

Das 9h às 15h

Centros Municipais de Educação Infantil

Horário de votação

CMEI Criança Feliz

Das 7h às 13h

CMEI Cebolinha/ CMEI Cebolinha II

Das 9h às 15h

CMEI Edna Borges Babilônia

Das 9h às 15h

CMEI CAIC

Das 9h às 15h

CMEI Leonides A. da Rocha – Curumim

Das 9h às 15h

CMEI CCI Teba

Das 9h às 15h

CMEI Erlinda Coelho de Lima – Vovó Lindoca

Das 9h às 15h

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS