TeraByte

Sistema FAEMG / SENAR MINAS ensina produtores rurais a domar cavalos com amor

O treinamento foi na comunidade rural de Capão do Mel, há 25 quilômetros da cidade

por Weslley Raphael
15/03/2019 - 17h19

O chicote ficou no passado, o acessório não é mais necessário para a doma de cavalos. O Sistema FAEMG / SENAR MINAS prova isso no treinamento de Doma Racional de Equídeos. Em Formoso, no noroeste do estado, doze produtores rurais concluíram o treinamento neste mês, através da parceria do Sistema com o Sindicato de Produtores Rurais do município.

O treinamento foi na comunidade rural de Capão do Mel, há 25 quilômetros da cidade. Os participantes moram na comunidade e desempenham várias atividades nas propriedades rurais, principalmente a produção de leite, que utiliza o cavalo para campear o gado, por exemplo.

“Ensinamos ao cavaleiro a domar o animal da maneira correta, sem agressividade. Para conquistar a amizade e a confiança do cavalo não precisa maltratá-lo. A maneira que se trata o animal deve ser a mesma que se trata um familiar”, comenta o instrutor Fernando Tadeu.

O treinamento tem duração de cinco dias. “Nos primeiros momentos, trabalhamos para conquistar o animal, nos aproximamos, fazemos movimentos com o cavalo usando apenas a guia, depois colocamos a sela, e por fim montamos no animal, até conseguir cavalgar com ele no pasto”, detalha o instrutor.

Edvaldo Prado ficou impressionado com o treinamento. Apesar de ter nascido e viver até hoje na zona rural, só sabia domar cavalos à moda antiga. “Era muita judiação com o animal, mas a gente não sabia fazer de outro jeito. O treinamento foi sensacional”, conta empolgado.

A mobilizadora do Sindicato de Formoso, Marilúcia Araújo, conta que os próprios participantes solicitaram o treinamento do Sistema FAEMG / SENAR MINAS. “Percebi que todos evoluíram muito, aprenderam a trabalhar com os cavalos de forma profissional e segura, e acima disso, aprenderam a tratar os animais com amor”.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS