UNIPAM

Jogos Escolares de Minas Gerais em 2020 são cancelados

Retorno da maior competição esportiva-social do Estado dependerá do controle da pandemia de covid-19

por Weslley Raphael
28/07/2020 - 14h41

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Esportes (Subesp), junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE) e à Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), oficializa o cancelamento da edição 2020 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

A decisão pelo cancelamento, segundo a diretora de Incentivo ao Desporto Educacional da Sedese, Fernanda Batista, seguiu critérios técnicos e orientações das autoridades de Saúde. “O Jemg atende, hoje, aproximadamente 40 mil estudantes-atletas em todo o estado. A decisão pelo cancelamento não foi fácil. Diante deste momento que estamos vivendo, chegamos à conclusão que é hora de preservar vidas e valorizar a segurança, respeitando o distanciamento social”, explica.

A decisão também se pauta no critério utilizado por outras competições esportivas nacionais e internacionais. Os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente, também foram cancelados - assim como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que são organizados pelo Comitê Olímpico Internacional.

Jogos Escolares

Realizado há 17 anos, o Jemg é a maior competição esportiva-social do estado, e tem objetivo valorizar a prática esportiva escolar, além de estimular a cidadania dos jovens estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de forma educativa e democrática. Anualmente, cerca de 40 mil estudantes-atletas se reúnem para competir nas etapas microrregional, regional e estadual.

Ao longo das edições, o Jemg se consolidou não apenas como uma das possibilidades que o Governo de Minas tem de identificar novos talentos esportivos mineiros, mas também de promover o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola e contribuir para a diminuição da evasão escolar.

Segundo Fernanda Batista, novas datas dependem do controle da pandemia de covid-19. “Uma retomada só será possível quando for seguro para todos e a pandemia não representar mais riscos para estudantes e comissões técnicas. Quando isso acontecer, poderemos avaliar as possibilidades para que os jogos possam ser realizados no seu formato tradicional”, conclui.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Agência Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS