Patos em Destaque
Vestibular agendado UNIPAM

IDOSOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO FOCO DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE QUE COMEÇA NESSA SEGUNDA-FEIRA

Patos de Minas oferecerá vacinação em 18 unidades de saúde e terá equipes volantes para atender a moradores da área rural

WESLLEY RAPHAEL
SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2020
Idosos e profissionais de saúde são foco da vacinação contra gripe que começa nessa segunda-feira

Começará amanhã, segunda-feira (23), a primeira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O público prioritário nesta fase são idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais de saúde. Patos de Minas já recebeu a primeira remessa das doses e as ofertará em 18 unidades básicas de saúde (UBS) – no momento, só não entram as dos bairros Alto da Serra e Várzea. As quatro equipes que trabalham em distritos e comunidades da área rural são volantes, assim os moradores devem se informar em qual dia será a imunização na localidade deles.

O atendimento será das 7h30 às 16h30, com exceção das UBS Itamarati, Sebastião Amorim e Padre Eustáquio, onde a vacinação ocorrerá no horário das 7h30 às 18h30. É necessário levar documento com foto, comprovante de vínculo empregatício (no caso de profissionais da área da saúde) e cartão vacinal. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Raquel Lopes da Silva diz que as equipes se organizaram para a vacinação ocorrer da forma mais tranquila possível.

“Pedimos que as pessoas respeitem as orientações que vão receber ao chegar nas unidades, pois, além de iniciar a campanha vacinal, estamos também num enfrentamento contra a doença Covid-19. Todas as orientações serão no intuito de proteger o cidadão e também a equipe. Estamos ali para servir a todos, mas é preciso que a população colabore. Contamos com o apoio e o entendimento de todos”, frisou Raquel Lopes.

Esse trabalho de orientação será feito por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e da odontologia, capacitados para essa finalidade. Eles formarão as equipes de apoio que estarão em cada UBS para organizar as filas de espera com distância mínima de dois metros entre as pessoas, colocar máscaras em pacientes sintomáticos e acolher e assistir quem apresenta condições de risco, como imunossuprimidos e pacientes oncológicos.

Os responsáveis pela campanha contra influenza na cidade ressaltam que não é preciso ter pânico caso as doses acabem, pois novos lotes serão enviados. “Respeitem o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e somente compareçam nas UBS se for a sua data para vacinação”, acrescentam.

Etapas - A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que se inicia em 9 de maio, receberão a vacina as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es