Patos em Destaque
Jornal Folha Patense
Libertadores da América
Campeonato Brasileiro
SindComércio - Patos de Minas

PROFESSOR DA FPM PUBLICA ARTIGO SOBRE FISIOPATOLOGIA NA REVISTA MAIS CONCEITUADA DO MUNDO NA ÁREA

Segundo prof. Dr. Guilherme, "a dor neuropatica é certamente um dos tipos mais importante de dor crônica, sendo causada por dano ou lesão do sistema nervoso central e/ou periférico".

WESLLEY RAPHAEL
QUARTA-FEIRA, 12/09/2018
Professor da FPM publica artigo sobre Fisiopatologia na revista mais conceituada do mundo na área

O Prof. Dr. Guilherme Rabelo de Souza, da Faculdade de Farmácia da FPM, em colaboração com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP publicou um importante trabalho que amplia o entendimento da fisiopatologia da dor de origem neuropatica. Esse trabalho certamente contribuirá para o desenvolvimento de novas terapias para esse tipo de dor, sendo esta, de difícil tratamento. Segundo prof. Dr. Guilherme, "a dor neuropatica é certamente um dos tipos mais importante de dor crônica, sendo causada por dano ou lesão do sistema nervoso central e/ou periférico".

Estudos experimentais e clínicos sugerem um papel importante da interação neuro-imune no desenvolvimento da neuropatia. Nesse inédito trabalho foi verificado que o receptor NOD2 (Nod-like receptor-2) e a molécula de sinalização intracelular (adaptor-signaling molécula - RIPK2) estão envolvidas no desenvolvimento da dor neuropática.

O trabalho demonstrou que a ativação dos receptores NOD2 expressos nos macrófagos no sítio da lesão foi o ponto chave para o desenvolvimento da dor neuropática via produção de citocinas pró-inflamatórias.

A FPM, ocupando uma posição de destaque no incentivo  da pesquisa científica, parabeniza o Prof. Dr. Guilherme pelo excelente trabalho publicado e destaca que o artigo foi publicado na revista de dor mais conceituada do mundo a "Pain". 

O artigo pode ser acessado no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30169421

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: ASCOM FPM.

Horoscopo do Dia
Copa do Brasil
Patos em Destaque no Facebook
Desenvolvido pela itsit.es