Academia Evolution
Patos em Destaque
WhastApp banner Patos em Destaque

PROFESSOR DA FPM PUBLICA ARTIGO SOBRE FISIOPATOLOGIA NA REVISTA MAIS CONCEITUADA DO MUNDO NA ÁREA

Segundo prof. Dr. Guilherme, "a dor neuropatica é certamente um dos tipos mais importante de dor crônica, sendo causada por dano ou lesão do sistema nervoso central e/ou periférico".

WESLLEY RAPHAEL
QUARTA-FEIRA, 12/09/2018
Professor da FPM publica artigo sobre Fisiopatologia na revista mais conceituada do mundo na área

O Prof. Dr. Guilherme Rabelo de Souza, da Faculdade de Farmácia da FPM, em colaboração com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP publicou um importante trabalho que amplia o entendimento da fisiopatologia da dor de origem neuropatica. Esse trabalho certamente contribuirá para o desenvolvimento de novas terapias para esse tipo de dor, sendo esta, de difícil tratamento. Segundo prof. Dr. Guilherme, "a dor neuropatica é certamente um dos tipos mais importante de dor crônica, sendo causada por dano ou lesão do sistema nervoso central e/ou periférico".

Estudos experimentais e clínicos sugerem um papel importante da interação neuro-imune no desenvolvimento da neuropatia. Nesse inédito trabalho foi verificado que o receptor NOD2 (Nod-like receptor-2) e a molécula de sinalização intracelular (adaptor-signaling molécula - RIPK2) estão envolvidas no desenvolvimento da dor neuropática.

O trabalho demonstrou que a ativação dos receptores NOD2 expressos nos macrófagos no sítio da lesão foi o ponto chave para o desenvolvimento da dor neuropática via produção de citocinas pró-inflamatórias.

A FPM, ocupando uma posição de destaque no incentivo  da pesquisa científica, parabeniza o Prof. Dr. Guilherme pelo excelente trabalho publicado e destaca que o artigo foi publicado na revista de dor mais conceituada do mundo a "Pain". 

O artigo pode ser acessado no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30169421

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: ASCOM FPM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es