FPM

Conselheiro ambiental protocola no Consep proposta de segurança para o Parque do Mocambo

O gestor ambiental Civuca Costa oficializa documento ao presidente do Consep, Eduardo Castanheira

por Weslley Raphael
11/07/2019 - 16h40
O secretário e conselheiro ambiental do CIMA - Conselho Integrado do Meio Ambiente, Civuca Costa, protocolou no dia 5 de julho à direção do CONSEP - Conselho de Segurança Pública de Patos de Minas, a proposta que prevê a implantação de sistema de segurança, através do Programa Olho Vivo, específico para o Parque Municipal do Mocambo. 
 
O memorando com recomendação de instalação de câmeras de segurança nas imediações do Parque, foi oficializado ao presidente do Consep, Eduardo Queiroz Castanheira. O Consep se reuniu no dia 10 de julho, na sede da 45ª Subseção da OAB para discussões sobre pedidos de apoio e parceria a entidades da sociedade civil e instituições públicas, para o aprimoramento da segurança em Patos de Minas. A solicitação de Civuca Costa será repassada à Polícia Militar para avaliação técnica e financeira para a implantação do sistema de segurança no Mocambo. 
 
O documento do CIMA endereçado ao CONSEP, traz a seguinte mensagem: 
 
Patos de Minas, 5 de julho de 2019.
 

Ao senhor

Eduardo Queiroz Castanheira

Presidente do CONSEP

(Conselho Comunitário de Segurança Pública de Patos de Minas)

Patos de Minas – MG

 

O Conselho Integrado do Meio Ambiente – CIMA, por meio de seu gestor ambiental e secretário executivo, vem solicitar à Diretoria do CONSEP Patos de Minas, estudos de viabilidade e logística para a implantação do Sistema de Segurança dentro do Projeto OLHO VIVO, com a instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos na área interna e imediações do Parque Municipal do Mocambo, em área próxima ao centro do Município. O parque possui uma área total de 17,5 hectares, com endereço fixo na rua dos Miosótis, 125, bairro Valparaíso, Patos de Minas - MG

 

JUSTIFICATIVA: Atualmente, o Parque Municipal do Mocambo tornou-se um ponto atrativo de cultura, lazer, meio ambiente e turismo. A unidade de conservação é área de preservação permanente e um bem cultural, garantida em leis municipais e lei federal. No local funcionam o Conservatório Municipal de Música com mais de mil alunos e o Restaurante Quiosque do Mocambo, com frequência bastante concorrida. O Parque também é área para caminhadas, apresentações artísticas, piqueniques, passeio nos pedalinhos, práticas esportivas e regulares visitações ecológicas por estudantes de toda a região.

 

HISTÓRICO: O Parque Municipal do Mocambo com área de 17,5 hectares é um horto florestal importante para a regulação do clima na parte central de Patos de Minas, possui rica vegetação com a formação da Mata de Galeria com espécies dos biomas do Cerrado e Mata Atlântica, além de dezenas de nascentes e muitos indivíduos da fauna brasileira, principalmente roedores e pássaros. A área de recreação tem a capacidade para receber um público de 5 mil pessoas nos mais variados eventos socioambientais, culturais e educativos. E, brevemente, receberá a construção do CEAM – Centro de Educação do Meio Ambiente, para projetos de pedagogia natural e educação ambiental. 

 

Neste contexto, o local e o entorno necessitam de apoio em segurança pública, com vigilância em tempo real, para maior proteção do meio ambiente e segurança das pessoas frequentadoras e visitantes daquele local, em contato com a Natureza.

 

Neste sentido, agradecemos antecipadamente pela atenção e gestão sobre o referido assunto. E, aguardamos retorno e providências cabíveis da presente solicitação. 

 

Atenciosamente,

 
Eugênio Pacelli Civuca Costa
Secretário do CIMA Patos
 
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 

Fonte: : Ascom Cima Patos.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS