Alunos de Psicologia conhecem ESEBA e Rede Crescer
Para o desenvolvimento deste trabalho a ESEBA conta com um corpo docente da Área de Psicologia Escolar e da Área de Educação Especial
02/06/2015 - 07h09
Alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizaram no último dia 22 (sexta-feira), uma visita técnica a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), ligada a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Rede Crescer Conviver, localizadas em Uberlândia (MG).
A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia é uma instituição de ensino que atende aos discentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos do município de Uberlândia. O corpo docente que constitui a escola é composto por 114 docentes, sendo 90 efetivos (01 pós-doutora, sete doutoras, 46 mestres, 28 especialistas e 08 graduados) e 24 docentes substitutos (seis mestres, seis especialistas e 12 graduados) e 17 são técnicos administrativos. O principal diferencial da ESEBA se deve principalmente à: qualificação de seu corpo docente, ao ensino de qualidade que é oferecido e o fato de realizar pesquisas científicas e estender seus resultados à comunidade ou região onde se localiza.
Para o desenvolvimento deste trabalho a ESEBA conta com um corpo docente da Área de Psicologia Escolar e da Área de Educação Especial. O objetivo da área de Psicologia Escolar é: apoiar o processo de ensino-aprendizagem, mediando às interações estabelecidas entre professores, alunos, familiares, funcionários e a construção do conhecimento no cotidiano escolar.
Já a Rede Crescer, projeto vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberlândia é formada por 10 unidades fixas e uma itinerante de Assistência Social para pessoas de diferentes idades, oferecendo serviços de atenção psicossocial, culturais, artísticas esportivas, capacitação profissional e eventos comunitários. O projeto Crescer Conviver é direcionado ao público idoso com Centros de Convivência em vários pontos do município de Uberlândia. O intuito é favorecer várias atividades de atenção aos idosos que vão desde atividades físicas, recreativas a grupos terapêuticos.
As visitas foram idealizadas pelos professores Thiago Vasconcellos e Rejane Burgos, com o intuito dos alunos vivenciarem as realidades regionais das disciplinas que ministram. Para professora Rejane Burgos o contato com os profissionais que estão envolvidos com ensino, pesquisa e extensão possibilita a interlocução entre a curiosidade dos alunos e a realidade da prática. “Propiciar os alunos conhecerem as demandas e a prática do psicólogo no contexto escolar, favorece um despertar para mais um campo de atuação na área da Psicologia”, comentou a professora.
O professor Thiago Vasconcellos afirma que favorecer ao aluno, um contato aproximado com o idoso, em seu espaço de acolhimento pelas políticas públicas municipais, desperta o interesse em conhecer as especificidades dessa fase do desenvolvimento humano, assim como, reconhecer quais os mecanismos que assegurem benefícios às pessoas de mais idade.
Nathália Caixeta, aluna do 3º período, disse que a viagem foi muito importante para todos os alunos. “Na visita ao Centro de Convivência em Uberlândia, foi possível observar que os dispositivos públicos de assistência ao idoso, servem de base para toda a estrutura e funcionamento do local. Um olhar mais próximo às necessidades da terceira idade. Em relação à visita à Eseba tivemos a oportunidade de conhecer a história e funcionamento da instituição, assim como compreender o papel do Psicólogo Escolar”, afirmou a estudante.
Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.