Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Colmeia Patos discute projeto de levantamento florístico e fitossociológico do Parque do Mocambo

O estudo visa a identificação e classificação das espécies vegetais do parque, com a instalação de placas informativas sobre a flora local

por Weslley Raphael
21/09/2024 - 14h37

Colmeia Patos discute projeto de levantamento florístico e fitossociológico do Parque do Mocambo

Na manhã de 18 de setembro, o Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia) realizou sua 64ª reunião ordinária no auditório do Centro de Referência em Educação Ambiental (CEAM Mocambo). A reunião, que aconteceu presencialmente pela primeira vez no novo espaço, contou com a participação de conselheiros e representantes de diversas entidades ambientais.

A presidente do Colmeia, Geize Soares, destacou a importância do CEAM Mocambo como uma conquista significativa para o setor ambiental do município. "Esse projeto é uma grande vitória para o meio ambiente de nossa cidade, e o Colmeia tem orgulho de fazer parte dessa história", ressaltou Geize durante a abertura do evento.

Entre os temas discutidos, foi apresentado o Projeto de Levantamento Florístico e Fitossociológico do Parque Municipal do Mocambo, desenvolvido em parceria com a empresa Água e Terra Planejamento Ambiental. A bióloga Ediane Nascimento Silva, coordenadora do setor Geoflora da empresa, detalhou o projeto em uma apresentação que incluiu textos e imagens ilustrativas das intervenções a serem realizadas. O estudo visa a identificação e classificação das espécies vegetais do parque, com a instalação de placas informativas sobre a flora local.

Outros assuntos abordados na reunião incluíram a situação hídrica do Córrego do Sapé e a elaboração do Plano Pedagógico do CEAM Mocambo. Houve também deliberações sobre a próxima ação do programa Pró-Mananciais e sobre as celebrações do Dia da Árvore, que acontecerão no dia 20 de setembro.

Além disso, o Colmeia aprovou a emissão de um ofício à Polícia Militar de Meio Ambiente, solicitando patrulhas de fiscalização nos córregos do Sapé e Ribeirão Pindaíbas, em resposta a denúncias de degradação ambiental na área.

A diretora de Meio Ambiente de Patos de Minas, Suellen Meira, atualizou os presentes sobre as falhas encontradas nas obras do CEAM Mocambo, recentemente entregues pela Copasa. Problemas como rachaduras, falhas na pintura, entupimentos e ausência de sinalizações adequadas foram identificados e serão comunicados à Copasa para que os reparos sejam realizados.

A próxima reunião do Colmeia está agendada para 16 de outubro, quando serão discutidas as atividades ambientais planejadas para o fim do ano e a aprovação do Regimento Interno do CEAM Mocambo.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS