Copasa

Integrantes do Projeto Pomar apresentam proposta para a Prefeitura de Patos de Minas

Abacate, maracujá, banana, mamão e citrus como laranja, tangerina e limão foram escolhidos como objetos de trabalho

por Weslley Raphael
22/02/2017 - 16h33

Com o objetivo de apresentar uma opção de ampliação de renda aos produtores rurais de Patos de Minas, a Assessoria Especial de Desenvolvimento Econômico receberam os membros do Projeto Pomar, realizado pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com SEBRAE-MG, EMATER-MG, CEASA Regional Patos de Minas, Secretaria Municipal de Agricultura de Patos de Minas e Diretoria de Meio Ambiente de Patos de Minas.

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto que quer unir toda a cadeia de produção, armazenamento, distribuição e comércio de frutas da região dando apoio técnico e científico para que os produtores rurais do Alto Paranaíba produzam frutas diversificadas de elevada e reconhecida qualidade que possam ser consumidas frescas ou sofrerem transformações primárias ou secundárias. Além disso, o projeto de extensão, com foco na região do Alto Paranaíba, pretende favorecer a autonomia para os produtores da região a partir de diversas formas de capacitação e de propostas de políticas públicas para a região a respeito da Fruticultura.

O coordenador do projeto Pomar, Rodrigo Aparecido Moraes de Souza e a integrante, Lorrane Marins Gonçalves reuniram-se com o Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico, André franco e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, para apresentarem o projeto que vai ajudar na elaboração de projetos de instalação de pomares em propriedades rurais de Pastos de Minas, além de transferir tecnologia de produção e transformação de frutas para produtores rurais.

Segundo a coordenação do projeto, foram escolhidos o abacate, maracujá, banana, mamão e citrus como laranja, tangerina e limão como os objetos de trabalho. Elas foram selecionadas por serem as 5 culturas de frutas de maior produção no Brasil, segundo o IBGE. 

O assessor Especial de Desenvolvimento Econômico, André franco, considera que o projeto Pomar ajuda o produtor rural a diversificar sua atividade. "Muitos produtores rurais restringem suas atividades à pecuária leiteira. Com o projeto, que está em fase de implantação com a busca de recursos para aquisição de máquinas e outros equipamentos, pretendemos fomentar a diversificação de culturas e, assim, ampliar a produção do homem do campo e a possibilidade de ganho da propriedade rural", esclareceu o assessor.

Para mais informações sobre o projeto Pomar, clique AQUI!

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 
Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS