Copasa Estiagem

Nova adutora da Copasa garante abastecimento emergencial em Pindaíbas

Obra busca estabilizar o fornecimento de água após crise hídrica no distrito de Patos de Minas

por Weslley Raphael
18/10/2024 - 11h56

Nova adutora da Copasa garante abastecimento emergencial em Pindaíbas

Para enfrentar os impactos da seca no abastecimento de água do distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, a Copasa investiu R$ 100 mil na construção de uma nova adutora, concluída no final de setembro. A obra foi necessária após a estiagem severa comprometer o córrego Bauzinho, principal fonte de água da região, que teve seu volume drasticamente reduzido.

A nova estrutura, implantada em caráter emergencial entre os dias 25 e 29 de setembro, consiste em uma rede de 900 metros destinada a captar água do córrego Poço Azul. A medida garantiu o fornecimento de cerca de 5 litros por segundo para atender os 1.400 moradores do distrito, dispensando o uso de caminhões-pipa, que vinham sendo utilizados para suprir a demanda.

De acordo com o gerente regional da Copasa, Saulo Bernardes, a necessidade de intervenção surgiu após o aumento significativo no consumo, que saltou de 120 mil para 180 mil litros diários durante a crise. "Nosso objetivo foi assegurar a continuidade do fornecimento, mas a conscientização da população em relação ao uso racional da água é essencial", afirmou.

O período de seca entre 2023 e 2024 foi o mais intenso registrado desde 1950, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Além disso, fatores como queimadas e ondas de calor extremas contribuíram para elevar a demanda por água. Com o retorno gradual das chuvas, a previsão é de que o manancial original volte a ser utilizado em breve.

Para ajudar na economia de água, medidas simples são recomendadas, como fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos rápidos e usar balde em vez de mangueira para lavar carros. Essas ações colaboram para preservar os recursos hídricos, especialmente em períodos de estiagem severa.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS