Urnas eletrônicas de Patos de Minas começam a ser preparadas para as eleições municipais
Um total de 517 urnas serão distribuídas em Patos de Minas e nas cidades da região
24/09/2024 - 12h15
A Justiça Eleitoral deu início à preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais em Patos de Minas. O processo envolve o cadastramento dos candidatos e a realização de testes de funcionamento antes de sua transferência para o 15° Batalhão, onde serão mantidas sob vigilância até o dia 6 de outubro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas serão carregadas com o sistema de votação, dados dos candidatos e eleitores, além da mídia de resultados, que registra os votos. Um total de 517 urnas serão distribuídas em Patos de Minas e nas cidades da região.
Durante a preparação, os equipamentos passam por testes rigorosos, que incluem verificação do teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são submetidas a uma simulação de votação para garantir seu correto funcionamento. Se algum problema for detectado, a urna é substituída por uma de reserva, também preparada para o pleito.
Após os testes, as urnas são lacradas oito vezes para garantir sua inviolabilidade até o dia das eleições. O promotor eleitoral Erick Costa destacou que, mesmo em caso de falhas, não há risco de perda de votos. "A urna não é conectada à internet, o voto é digital, e os resultados são auditados da mesma maneira. Se houver qualquer problema, as urnas de reserva serão imediatamente substituídas pela equipe eleitoral", explicou o promotor.
As eleições garantem o exercício democrático para mais de 16 milhões de eleitores em Minas Gerais.
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.