Observatorio UNIPAM

Patos de Minas promove acesso a vacinas para pacientes oncológicos

Reunião discute imunização de pessoas com câncer e divulga vacinas especiais oferecidas pelo SUS

por Weslley Raphael
18/10/2024 - 11h59

Patos de Minas promove acesso a vacinas para pacientes oncológicos

No dia 15 de outubro, o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) realizou uma reunião com os médicos oncologistas da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas para divulgar as vacinas disponíveis para pacientes oncológicos. A iniciativa contou com a presença de Laura Oliveira Silva, referência técnica em Imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas. A Santa Casa é a única instituição habilitada em Oncologia de Alta Complexidade na macrorregião Noroeste, atendendo 33 municípios.

O médico Matheus Rosa Santos, representante do Crie, destacou a importância de os oncologistas orientarem seus pacientes sobre as vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é garantir que os pacientes sejam informados sobre seu direito à imunização especial.

O acesso às vacinas pode ser feito de forma presencial ou virtual. Na opção presencial, o paciente apresenta o relatório médico diretamente no Crie, em Patos de Minas, onde é avaliado e, se aprovado, recebe a vacina na hora. No formato virtual, os documentos são analisados via sistema Aprova Digital, e as vacinas são encaminhadas para serem administradas na unidade de saúde do município de origem do paciente.

Entre as vacinas especiais disponíveis no Crie estão:

Pneumocócica Conjugada 13-Valente (Pneumo 13): protege contra 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae.

ACWY: vacina que imuniza contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W e Y, responsáveis por casos graves de meningite.

Hepatite A: previne infecções hepáticas causadas pelo vírus, que pode ser transmitido por alimentos e água contaminados.

Pneumo 23: protege contra doenças graves causadas pelo pneumococo, como pneumonia e meningite.

HPV: previne infecções pelo vírus do papiloma humano, que está associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Para expandir o acesso às informações sobre imunização especial, a equipe do Crie também se reuniu no dia 16 de outubro, em um encontro virtual com representantes dos municípios da macrorregião de Saúde Noroeste, abordando os critérios para a administração das vacinas em pacientes especiais.

Essas ações reforçam a importância de garantir a proteção e a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, especialmente em relação a doenças preveníveis por vacinação.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS