Programa do SENAI/FIEMG impulsiona eficiência agrícola no Cerrado Mineiro
Diagnósticos e consultorias já mostram resultados positivos em propriedades cafeeiras de Patrocínio
19/12/2024 - 11h35
A otimização de recursos e a melhora na eficiência de máquinas agrícolas são ações essenciais para o aumento da produtividade no campo, especialmente em regiões estratégicas para o agronegócio, como o Cerrado Mineiro e Alto Paranaíba. Com esse objetivo, a primeira etapa do Programa Industriado, promovido pelo SENAI/FIEMG, já trouxe resultados promissores para os produtores de café da Expocacer, em Patrocínio.
Por meio de uma parceria firmada entre Expocacer, Sebrae e SENAI, foi realizado um diagnóstico em 12 propriedades cafeeiras, avaliando cinco eixos principais: processos de compras, controle de estoques, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos agrícolas, além de estrutura física e de pessoal. Essa etapa inicial, iniciada em julho e concluída em dezembro, gerou relatórios individualizados com recomendações específicas para cada fazenda, destacando ações para redução de custos e aumento da eficiência operacional.
Francisco de Assis Júnior, supervisor de Tecnologia do SENAI, ressaltou a importância do diagnóstico detalhado. “Mapeamos de forma técnica as propriedades, avaliando seus processos de manutenção de máquinas agrícolas e gestão de estoques, além de captar o nível de maturidade de cada uma. Com base nisso, foram estabelecidas metas específicas para implementação das ações propostas”, explicou. Ele também apontou que a primeira etapa foi apenas o início de um ciclo maior, com novas fases previstas.
Na próxima etapa do programa, serão realizados treinamentos específicos e consultorias personalizadas para grupos de fazendas, com base nos diagnósticos já realizados. Cada propriedade receberá um roadmap com recomendações práticas e um acompanhamento contínuo para garantir a aplicação eficiente das melhorias propostas.
O presidente da Expocacer, Fernando Nogues Beloni, destacou o impacto positivo da iniciativa na cafeicultura regional. “A excelência do Cerrado Mineiro será ainda mais fortalecida com a adoção de tecnologias que otimizem os recursos e aumentem a produção de forma eficiente. Essa parceria trará benefícios concretos aos nossos produtores e consolidará nossa região como um polo de referência no cultivo de café”, afirmou.
Com os avanços já observados e as expectativas para as próximas fases, o Programa Industriado desponta como uma ferramenta estratégica para impulsionar o agronegócio na região, reforçando o compromisso com inovação e sustentabilidade no campo.
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.