Copasa

Dácio Pereira da Fonseca, ex-prefeito de Patos de Minas, morre aos 91 Anos

Ele era casado com Dilza Mundim Pereira da Fonseca, com quem teve cinco filhos, além de 11 netos e dois bisnetos

por Weslley Raphael
05/09/2024 - 12h22

Faleceu nesta quarta-feira (04), aos 91 anos, Dácio Pereira da Fonseca, uma das personalidades mais ilustres e influentes de Patos de Minas. Nascido em 26 de janeiro de 1933, Dácio deixa um legado de contribuições para a educação, o direito e o desenvolvimento social e político do município. Ele era casado com Dilza Mundim Pereira da Fonseca, com quem teve cinco filhos, além de 11 netos e dois bisnetos.

Dácio era licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela renomada Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, onde se formou há 60 anos.

Ao longo de sua carreira, foi professor de História na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, lecionou Direito Usual e Legislação Aplicada na Escola Técnica de Comércio Sílvio De Marco e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Patos de Minas, da qual foi um dos fundadores e o primeiro diretor, entre 1996 e 2004. Dácio também teve um papel fundamental na criação da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Patos de Minas, onde atuou como diretor.

Além de seu papel no setor educacional, Dácio foi um líder comunitário e político. Exerceu cargos como Delegado Regional de Ensino, Conselheiro Estadual da OAB e Vice-presidente da 45ª Subseção da OAB-MG. Ele também foi vereador (1963-1967) e prefeito de Patos de Minas (1977-1983), período em que desempenhou papel importante no desenvolvimento da cidade. Sua atuação social foi marcada pela participação ativa em movimentos como Lions Clube, Conferência Vicentina, e no Movimento de Cursilhos de Cristandade, além de ter presidido a Vila Vicentina Padre Alaor.

Dácio Pereira da Fonseca era reconhecido por sua sabedoria e dedicação às causas educacionais, sociais e políticas, deixando uma marca indelével na história de Patos de Minas. A causa de sua morte não foi divulgada.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS