Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Projeto de egresso do UNIPAM para gestantes: Destaque entre os Top 5 de Minas Gerais no Prêmio Mellyssa

De acordo com Maycon, ao todo, já foram distribuídos mais de 800 kits maternidade, além disso, houve uma redução no número de evasão do pré-natal.

por Weslley Raphael
01/12/2023 - 11h53

Projeto de egresso do UNIPAM para gestantes: Destaque entre os Top 5 de Minas Gerais no Prêmio Mellyssa

O egresso do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Maycon Igor, bem como sua equipe, foram classificados em 4º lugar no Prêmio Mellyssa, após implantar, no município de São Gotardo – MG, um projeto que visa educar gestantes e reduzir taxa de prematuridade, aborto e mortalidade materno, infantil e fetal. A premiação é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais e tem como objetivo valorizar ações de enfrentamento à mortalidade materna e infantil, realizadas pela Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais.

O projeto foi implantado em 2018 e consiste na realização de encontros mensais com gestantes, para esclarecer e tirar dúvidas sobre assuntos importantes, como: aspectos psicológicos da gravidez; atividade, exercícios físicos e alterações posturais na gravidez; aspectos nutricionais na gestação; vias de parto; direitos da gestante e do acompanhante; saúde bucal da gestante e do recém-nascido; cuidados com o recém-nascido; mitos e verdades na gestação (tinturas, químicas, esmaltação, procedimentos estéticos e afins) e aleitamento materno.

Além disso, é distribuído um kit maternidade para a gestante que iniciar o pré-natal até a 12ª semana de gestação; realizar consulta de pré-natal com equipe de saúde bucal; realizar no mínimo sete consultas de pré-natal com médico e/ou enfermeiro; participar dos grupos de gestante; realizar todos os exames solicitados no pré-natal; e ter acompanhamento ou realizar atividades com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF/AB).

De acordo com Maycon, ao todo, já foram distribuídos mais de 800 kits maternidade, além disso, houve uma redução no número de evasão do pré-natal. Todo esse trabalho ocorre com o suporte da equipe multidisciplinar NASF/AB, dos profissionais que integram a Equipe de Saúde da Família e de Saúde Bucal, além de convidados externos.

Diante de tantos resultados positivos, o projeto se destacou entre 73 iniciativas inscritas no Prêmio Mellyssa. “Além do reconhecimento de estar entre os melhores trabalhos de Minas Gerais, a experiência exitosa será lançada em um e-book elaborado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS e será gravado um programa dentro da TV Ministério Público - MG, sobre o tema do enfrentamento da mortalidade materna e infantil”, afirma Maycon.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 

Fonte: : Unipam

OUTRAS NOTÍCIAS