UNIPAM Vestibular Agendado

Colmeia traça plano de ações para o meio ambiente em 2024

Propostas incluem revitalização de microbacias e preocupação com Centro de Educação Ambiental

por Weslley Raphael
07/12/2023 - 12h09

Colmeia traça plano de ações para o meio ambiente em 2024

O Coletivo Local de Meio Ambiente em Patos de Minas (Colmeia) reuniu-se de forma extraordinária para elaborar propostas a serem integradas ao planejamento do Cardápio Ambiental de 2024. O encontro, realizado presencialmente na manhã do dia 7 de dezembro no Plenarinho da Câmara Municipal, envolveu membros conselheiros em discussões voltadas para a promoção de melhorias nas microbacias afluentes dos rios Paranaíba e São Francisco.

O foco principal abrangeu a proteção de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e matas ciliares, além da revitalização de mananciais presentes nas bacias hidrográficas do município. A reunião também contemplou análises sobre o futuro Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas (CEAM), cujas obras, avançadas, preveem inauguração no primeiro semestre do próximo ano, no Parque Municipal do Mocambo.

Entretanto, houve expressiva preocupação entre os conselheiros sobre a gestão e manutenção do CEAM após sua conclusão. "Se não houver um comprometimento do Município com suas responsabilidades socioambientais, o CEAM corre o risco de se tornar um espaço subutilizado", alertaram os membros do Colmeia durante o encontro.

A lista de ações do Cardápio Ambiental proposta pela Copasa foi discutida na reunião, com adições e eliminações sugeridas pelos conselheiros. A inclusão da preservação de nascentes urbanas está prevista no planejamento do Colmeia Patos.

A 58ª reunião ordinária do Coletivo, agendada para o dia 20 de dezembro no Plenário da Câmara Municipal, discutirá temas como o processo eleitoral para a nova diretoria executiva, a visita técnica ao CEAM Mocambo, a consolidação das propostas ao Cardápio Ambiental do Pró-Mananciais, e a atualização do relatório de atividades a partir de 2021. Desde sua criação em 2017, o Coletivo Local de Meio Ambiente tem desenvolvido ações em prol do meio ambiente e dos recursos naturais de Patos de Minas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS