Patos em Destaque Whats

Predativa Controle Biológico é selecionada para participar do “Programa Centelha” da FAPEMIG

Uma das alternativas do controle biológico é o uso de insetos parasitoides

por Weslley Raphael
12/05/2020 - 10h56

O uso de biodefensivos agrícolas vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, como forma de combater pragas em diversas culturas, de maneira sustentável. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), o crescimento desse mercado é de 20% ao ano. De 2017 para 2018, o volume de vendas no Brasil saltou de R$ 262,4 mi para R$464,5 mi.

Uma das alternativas do controle biológico é o uso de insetos parasitoides. A espécie entomológica Trichogramma é utilizada atualmente no parasitismo de ovos de lagarta em culturas como milho, soja, cana-de-açúcar, entre outras, com a comprovação de eficácia por estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A espécie Anagasta kuehniella é utilizada para reprodução do Trichogramma em biofábricas de todo o mundo, porém a reprodução da espécie apresenta dificuldades em seu processo, principalmente por não se tratar de um processo automatizado. A necessidade de mão de obra qualificada torna, a automatização da reprodução da Anagasta kuehniella, um desafio para o mercado.

Diante dessa realidade, a empresa pré-incubada na Farol Incubadora de Empresas do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Predativa Controle Biológico, desenvolveu uma proposta para aumentar a produção do inseto hospedeiro Anagasta kuehniella, por meio da automação do uso de Trichogramma no controle de lagartas em diversas culturas agrícolas.

A demanda pelo produto é evidente, porém carece de disponibilidade no mercado. Esse fato pretende ser revertido com a automação do processo produtivo, garantindo oferta mensurável e contínua, com produto de alta qualidade e performance. Em virtude do alto grau de inovação do processo, o projeto foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em seu Programa Centelha, no qual receberá recursos para desenvolver e implementar essa automação.

Os idealizadores do projeto são egressos do UNIPAM, o Engenheiro Agrônomo, Bruno Alves Mundim e o Engenheiro Ambiental, Pedro Camargo Tomaz. O primeiro é responsável pela ciência entomológica. Já o segundo possui experiência profissional em programas ambientais de âmbito nacional, a fim de garantir a execução da tecnologia. Além deles, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar: o egresso do curso de Sistemas de Informação do UNIPAM, Guilherme Silva Alves, que é mestre em Inteligência Artificial, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e Rafael Santos Vieira, graduado em Engenharia Mecatrônica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e especialista em Automação Industrial, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Ele é responsável pela sistematização e operacionalização dos componentes funcionais da tecnologia desenvolvida no projeto.

Para saber mais sobre o projeto desenvolvido entre em contato com o Responsável Técnico da Predativa Controle Biológico, Bruno Alves Mundim, por meio do telefone (34)9 9825 7775.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS