Unipam

Acupuntura auricular amplia acesso à saúde pública em Patos de Minas

Terapia chinesa oferece tratamento gratuito para moradores através da rede municipal

por Weslley Raphael
29/11/2024 - 10h54

Acupuntura auricular amplia acesso à saúde pública em Patos de Minas

Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) há quase duas décadas, a acupuntura auricular, ou auriculoterapia, ainda não está amplamente acessível à população em muitas cidades do Brasil. No entanto, em Patos de Minas, essa realidade é diferente: a técnica da medicina tradicional chinesa tem beneficiado um número crescente de moradores, gratuitamente, por meio das equipes multiprofissionais da Atenção Primária, conhecidas como e-Multi.

Composta por nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, a equipe utiliza a terapia como complemento às atividades físicas e outros tratamentos. “Trabalhamos com a sementinha de mostarda para estimular pontos específicos da orelha, conforme as queixas dos alunos. É um tratamento complementar que proporciona alívio imediato em muitos casos”, afirma a educadora física Aline Francielle de Magalhães, que atende alunos do programa municipal Patos + Saudável.

Benefícios comprovados

Entre os problemas tratados com a auriculoterapia estão ansiedade, insônia, dores articulares, alergias, enxaqueca e problemas respiratórios. Sebastiana Fernandes Lima, de 55 anos, usuária do programa, é um exemplo de sucesso. “Minha dor no ombro melhorou 100%, e agora consigo dormir melhor. O cansaço mental também diminuiu. É um tratamento maravilhoso”, relata.

Capacitação e números expressivos

A expansão da técnica em Patos de Minas é resultado direto da capacitação de profissionais. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 20 mil profissionais em todo o país estão habilitados a aplicar a terapia, sendo 40 deles em Patos de Minas. Este ano, o município já registrou mais de 11.600 sessões de auriculoterapia realizadas na rede pública.

Para Érica Leal, coordenadora da e-Multi da Atenção Básica, a adesão à técnica tem sido significativa. “É uma terapia complementar que potencializa os resultados de outros tratamentos. Os interessados podem procurar a Unidade de Saúde da Família de referência para avaliação”, explica.

Como acessar o serviço

Os moradores interessados em se beneficiar da auriculoterapia devem procurar as unidades de Saúde da Família do município para uma avaliação prévia. Com isso, Patos de Minas se destaca como um modelo na oferta de práticas integrativas e complementares no SUS, garantindo bem-estar e qualidade de vida aos seus cidadãos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque

 


OUTRAS NOTÍCIAS