Patos em Destaque Whats

Universidade Federal de Uberlândia apresenta "Arte na Praça" em Patos de Minas

A colaboração entre UFU e a cidade traz um evento cultural imperdível, unindo música e celebração.

por Weslley Raphael
28/11/2023 - 12h17

Universidade Federal de Uberlândia apresenta

Patos de Minas receberá na próxima quinta-feira, 30 de novembro, o projeto "Arte na Praça", uma iniciativa da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU), em parceria com a prefeitura local. O evento está agendado para acontecer no Conservatório Municipal, com início às 20h.

O "Arte na Praça" é um espetáculo gratuito que contará com apresentações da Orquestra Popular do Cerrado (OPC) e do Coral Vozes, ambos do Conservatório Municipal. "A apresentação da OPC junto ao Coral Vozes será um momento singular, com um repertório belíssimo. Nossa intenção é alcançar o maior número possível de pessoas. Portanto, convidamos toda a comunidade de Patos de Minas e região para prestigiar o evento", ressalta Alexandre Molina, diretor de Cultura da UFU.

José Martins Junior, conhecido como Junnyn Martins, diretor do Conservatório Municipal desde abril de 2023, destaca a importância dessa parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas e a Universidade Federal de Uberlândia para a cultura local: "É de grande relevância, pois estamos mostrando os frutos do nosso trabalho e dedicação. Gostaria de reforçar o convite para este evento, que será magnífico. Além de celebrarmos o Natal, teremos o prazer de prestigiar o 'Arte na Praça', uma forma de fomentar a cultura e levar boa música a todos."

Luciana Oliveira, professora de canto coral, teclado e teoria do Conservatório de Patos de Minas, se apresentará com a OPC, trazendo quatro canções da Música Popular Brasileira. Para ela, será uma experiência nova, já que está habituada a cantar com bandas: "Esta será a primeira vez com uma orquestra".

Com um repertório concentrado em música instrumental, jazz fusion, MPB, samba e outros ritmos nacionais, a performance da OPC, segundo Alexandre Teixeira, coordenador-geral do projeto e regente da orquestra, terá aproximadamente 70 minutos e promete ser vibrante, com espaços para solos improvisados.

O Coral Vozes, composto por 30 pessoas e regido por Sérgio Cunha desde 1996, se unirá à OPC pela primeira vez, conforme destaca Márcia Soares, preparadora vocal do coral: "Estamos entusiasmados com o convite; esperamos colaborar mais vezes no futuro."

Sobre o Projeto

O "Arte na Praça" é uma iniciativa realizada desde 2002 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult). Reconhecido como um dos projetos culturais mais importantes em Uberlândia e região, já realizou edições em cidades como Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, onde a universidade também tem presença.

O projeto visa democratizar e socializar produções musicais, tanto eruditas quanto populares, possibilitando a interação entre artistas locais, regionais e nacionais. Isso amplia a visibilidade dessas produções e facilita o acesso da sociedade à cultura de qualidade.

O Conservatório Municipal de Patos de Minas está situado no Parque Municipal do Mocambo - Rua dos Miosotis, S/N, Jardim Paraíso. O "Arte na Praça" é aberto à comunidade, sem cobrança de ingressos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS