Nova unidade de alta complexidade cardiovascular em Patos de Minas acelera atendimento de cardiologia na macrorregião noroeste
Reunião da SRS Patos de Minas alinha fluxo e critérios para atendimento cardiológico, garantindo maior agilidade e eficiência nos encaminhamentos para 33 municípios da região
29/10/2024 - 11h57
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu, no dia 23 de outubro, um encontro presencial com médicos reguladores da Central de Regulação Assistencial SUS Fácil para discutir e alinhar os processos de cardiologia na macrorregião de Saúde Noroeste. A iniciativa vem após a recente habilitação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, oficializada pela Portaria GM/MS Nº 4.950, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular. Com a nova estrutura, a Santa Casa torna-se o principal centro de referência para tratamentos cardiovasculares de alta complexidade, cirurgia cardiovascular e procedimentos intervencionistas na região.
Durante a reunião, foram discutidos os procedimentos disponíveis, critérios de encaminhamento e a relevância do processo regulatório para otimizar o atendimento de cardiologia, buscando sempre a redução de tempo na assistência ao paciente. A superintendente da SRS Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, destacou a importância do tempo de resposta na linha de cuidados em cardiologia, visto que muitos quadros exigem intervenção rápida para evitar agravamentos.
O fluxo de atendimento em cardiologia, agora direcionado à Santa Casa, foi desenvolvido em parceria com cardiologistas, o SAMU e demais componentes da rede assistencial da região, e inclui protocolos claros de atendimento a casos de trombose e emergências cardiovasculares. Com esse alinhamento, os médicos reguladores do SUS Fácil terão maior precisão e rapidez para encaminhar os pacientes, o que é vital para uma região com mais de 700 mil habitantes.
Anteriormente, os pacientes precisavam se deslocar para outra macrorregião de Saúde, a mais de 600 km de Patos de Minas, para realizar procedimentos de alta complexidade em cardiologia. Agora, os 33 municípios que integram a Região de Saúde Noroeste poderão contar com uma unidade próxima, oferecendo uma resposta mais rápida e acessível.
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.