Unipam

Polícia Civil de Minas Gerais desvenda esquema de desvio milionário em empresa do setor agropecuário

Cinco pessoas são indiciadas por furto, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa; investigações revelam subfaturamento e empresa de fachada para ocultar valores

por Weslley Raphael
29/10/2024 - 12h16

Polícia Civil de Minas Gerais desvenda esquema de desvio milionário em empresa do setor agropecuário

Na última sexta-feira (25/10), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu uma investigação sobre o desvio de aproximadamente R$ 3 milhões de uma empresa de grande porte do setor agropecuário em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Cinco indivíduos foram indiciados pelos crimes de furto, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

As investigações começaram após os sócios da empresa identificarem transferências irregulares para contas pessoais de um dos envolvidos. A PCMG descobriu que o grupo agia por meio de práticas de subfaturamento na venda de café, desvio de cheques e criação de uma empresa de fachada para movimentar o dinheiro de forma dissimulada.

O esquema funcionava em duas frentes: primeiro, os cheques que deveriam ser destinados à empresa eram depositados em contas pessoais. Em seguida, a organização criminosa formalizou uma empresa de fachada para receber os valores sob o pretexto de comissões de corretagem e outros serviços, dificultando o rastreamento do dinheiro.

A PCMG caracterizou a divisão de funções dentro do grupo, atendendo aos requisitos da Lei de Organização Criminosa, o que também possibilitou o indiciamento dos envolvidos por lavagem de dinheiro.

Até o momento, aproximadamente R$ 1,4 milhão em ativos financeiros foram recuperados pela polícia, e os valores serão revertidos ao ressarcimento da empresa lesada. A PCMG segue monitorando os bens dos envolvidos para recuperar o restante dos recursos desviados.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS