Realizado em parceria com a Prefeitura de Patos, curso de idiomas da UFU busca auxiliar a comunidade
Projeto busca capacitar a população com cursos de Inglês, Espanhol e Libras; além de oferecer também aulas práticas de culinária e informática
26/05/2023 - 12h33
Construção do Campus Patos de Minas. (Foto: Milton Santos)
Há 131 anos, nascia Patos de Minas. Contando com uma população atual de aproximadamente 154 mil habitantes - e chamado popularmente como "Cidade do Milho", por sediar a Festa Nacional do Milho -, o município é considerado polo econômico regional e líder da microrregião do Alto Paranaíba. Além disso, tornou-se também um foco educacional, por conta de uma das unidades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que recebe alunos de diversos cantos do país.
O programa de ampliação da UFU para além de Uberlândia chegou na cidade de Patos de Minas em 2011. Com o campus ainda em construção, as aulas são divididas em quatro prédios, cedidos pelo Poder Executivo Municipal. Eles abrigam três cursos de graduação - Biotecnologia, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação e Engenharia de Alimentos - e dois de mestrado - Biotecnologia e Engenharia de Alimentos.
Mesmo tão nova, a UFU Patos de Minas já conseguiu criar uma comunidade acadêmica forte e ativa, que contribui diretamente para o desenvolvimento da cidade. Diversos programas de extensão, que buscam servir ao município já foram criados; um deles é o programa de línguas Skillful.
"Esse projeto mudou a minha maneira de enxergar muitas coisas quanto cidadão e quanto aluno, principalmente [...] Ele gerou em mim uma capacidade de olhar para meu próximo com uma visão que eu não tinha; a Skillful tem esse poder de transformar vidas. Falo isso sem nenhum exagero e com total convicção". É assim que Mateus Barros Lorêdo, estudante de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e ex-membro da coordenação pedagógica da Skillful, descreve o projeto.
Ele foi criado em 2018, a partir de uma análise do professor da UFU Diego Piau, quanto à dificuldade que a comunidade de Patos de Minas possuía para acessar um curso de idiomas bom e gratuito. Outra problemática que o docente observou foi que a falta de acesso a um idioma estrangeiro prejudicava a vida universitária de muitos alunos na UFU. "Sobretudo do Inglês, que é uma língua corriqueiramente usada para diversos fins dentro da universidade", comenta.
Assim, Piau, em conjunto com alguns discentes e com a coordenação da universidade, desenvolveu esse projeto de extensão, cujo objetivo principal é democratizar o acesso ao curso de línguas na cidade de Patos de Minas. Dessa forma, a Skillful busca capacitar a comunidade com o ensino de Inglês, Espanhol e Libras.
Além das aulas de idiomas, o projeto tem uma responsabilidade social: por meio do aprendizado de línguas, ele constrói um senso de comunidade e respeito, não se aplicando apenas para o aluno, mas também para aqueles que ensinam e coordenam o projeto. "A Skillful entende que aprender uma língua estrangeira abre portas para novas oportunidades. Portanto, busca sempre uma educação humanitária com qualidade e sem custos para o estudante", ressalta Piau.
Visando essa responsabilidade social, a Skillful, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), consolidou uma parceria com o Programa Municipal de Acesso ao Mercado (PROMAM 5.0), que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Patos de Minas. Essa parceria tem como metas ampliar o alcance do projeto e levar o aprendizado não apenas de idiomas, mas também o ensino de informática e culinária para alguns distritos e comunidades da cidade que têm algum tipo de instabilidade social e, assim, garantir a capacitação e preparação dos moradores dessas regiões para terem condições de entrarem no mercado de trabalho.
Para obter mais informações, os interessados podem acessar o perfil do projeto no Instagram (@skillful_ufu) ou entrar em contato via e-mail: [email protected].
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.