Patos em Destaque Whats

Arqueólogos localizam mina histórica de galena no distrito de Major Porto

Descoberta confirma atividades mineradoras do século XIX e fortalece a identidade histórica de Patos de Minas

por Weslley Raphael
23/10/2024 - 12h36

Arqueólogos localizam mina histórica de galena no distrito de Major Porto Pedra remanescente da época com potencial de presença mineral.

A antiga Mina de Galena, explorada entre 1811 e 1821 por Barão de Eschwege, foi finalmente localizada no distrito de Major Porto, em Patos de Minas. A confirmação da mina, situada próxima ao Ribeirão do Chumbo, foi anunciada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectel) em parceria com a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep). Pesquisas realizadas pelos arqueólogos, liderados por Joyce Avelino Carneiro Santana, revelaram vestígios de atividades mineradoras e objetos cerâmicos, atestando a intensa exploração do local no início do século XIX.

A localização exata da mina foi indicada inicialmente pelo pesquisador Dr. Luciano Emerich Faria, em sua tese defendida na UFMG em 2019, e se refere à extração de galena, minério rico em prata e chumbo. A descoberta também ganha reforço com registros históricos revelados pelo médico e pesquisador Pedro Henrique de Almeida Andrade, que indicam o ano de 1790 como a data original de descoberta da mina, atribuída ao sertanista Manuel de Assumpção Ferraz Sarmento.

Segundo o historiador Geenes Alves, da Dimep, essa confirmação não apenas valoriza o patrimônio cultural e histórico de Patos de Minas, mas também evidencia o papel da região na expansão mineradora que moldou a sociedade mineira e brasileira.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS