Copasa

Outubro Verde alerta para os riscos da sífilis e reforça prevenção em Patos de Minas

Campanha destaca preocupações com sífilis congênita e a importância do diagnóstico precoce na saúde pública

por Weslley Raphael
23/10/2024 - 12h33

Outubro Verde alerta para os riscos da sífilis e reforça prevenção em Patos de Minas

A campanha Outubro Verde chama a atenção para os riscos da sífilis, um problema de saúde pública mundial que tem recebido atenção especial em Patos de Minas. Em 2024, o município já confirmou 21 casos de sífilis em gestantes e cinco casos de sífilis congênita, que ocorre quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação. Essa forma da doença pode causar complicações graves, como má-formação fetal, aborto e até a morte do feto.

Os casos de sífilis congênita muitas vezes não apresentam sintomas no nascimento, mas podem surgir nos primeiros meses de vida, resultando em problemas como pneumonia, feridas na pele, alterações ósseas, deficiências no desenvolvimento mental, surdez e cegueira. Apesar da redução de ocorrências em comparação com o ano anterior – de 28 para 21 casos em gestantes e de 21 para 5 casos de sífilis congênita – as autoridades de saúde seguem vigilantes. Até meados de outubro, foram registrados 100 casos de sífilis adquirida no município.

A enfermeira Vanessa Machado destaca a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais, inclusive anais e orais, para prevenir a doença. Ela também reforça que o acompanhamento pré-natal é essencial, incluindo testes para sífilis e tratamento de gestantes e parceiros.

Os testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo sífilis, são oferecidos gratuitamente nas unidades de Saúde da Família e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) no bairro Bela Vista, em Patos de Minas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS